Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

Não faltam benefícios na drenagem linfática. Essa técnica de massagem exerce uma função importante em todo o nosso organismo: melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas e diminuindo o inchaço, melhora a oxigenação da pele, descongestiona, aumenta a resistência dos capilares, ativa a microcirculação e nutrição dos tecidos, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Ainda que seja um procedimento simples, e até recomendado em casos pós-operatórios, também não faltam dúvidas sobre drenagem linfática, e diante disso, muitos mitos surgem sobre o assunto.

Diante das perguntas que costumam aparecer sobre o assunto, listamos os mitos e verdade sobre um dos tipos mais populares de massagem do mercado. Vamos lá:

1) Drenagem diminui celulite.

Verdade! Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos, e é nisso que a drenagem ajuda.

A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem a nódulos. No entanto, a drenagem funciona de maneira mais efetiva no começo do problema.

2) Drenagem emagrece.

Mito! Esse tipo de massagem, ajuda, na verdade na eliminação de líquidos retidos e na liberação de toxinas, não havendo perda de gordura.

Quando se realiza um procedimento de drenagem linfática, pode acontecer a diminuição de algumas medidas, porque a retenção de líquidos causa inchaço, promovendo o aumento do volume corporal. Entretanto, a drenagem atua apenas sobre os líquidos retidos pelo organismo e não nas camadas de gordura.

Para queimar gordura e perder peso é preciso muitos fatores unidos que compõem uma rotina saudável, sendo a atividade física e dieta as principais. Além disso beba muita água para ajudar a eliminar as toxinas.

3) Drenagem ajuda a eliminar a acne.

Verdade! Assim como no caso da celulite, a drenagem ajuda a amenizar o problema.

Isso porque ao eliminar a retenção de líquidos, a drenagem ajuda a eliminar também as toxinas acumuladas, que podem contribuir para casos de acne.

4) Quem tem problema venoso não pode fazer drenagem.

Verdade! Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento.

Mas é indicado sempre consultar um médico para realizar uma avaliação antes de qualquer decisão.

5) Drenagem causa dor e acarreta hematomas.

Mito! A drenagem não precisa causar dor, muito menos hematomas, para ser bem sucedida.

O procedimento deve ser relaxante, porque os líquidos se movimentam pelo tecido de maneira leve e suave, portanto, não é preciso fazer pressão no corpo para que os líquidos sejam eliminados.

6) Se a drenagem for bem-feita, imediatamente após o procedimento você vai ao banheiro urinar.

Mito! Isso depende muito de cada organismo e da quantidade de água que a pessoa retém, portanto, isso não é regra.

A vontade de ir ao banheiro após a sessão de drenagem linfática varia de pessoa e de caso. Algumas pessoas sentem vontade de urinar durante ou no final da massagem por causa da grande quantidade de líquidos retidos em seu organismo e que receberam estímulo para serem eliminados. Mas isso não pode ser aplicado a todos.

7) Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem.

Verdade! Antes e depois da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas.

É mito achar que quem sofre com inchaço não deve beber ingerir tanta água. Água é importante sempre, independente da condição.

8) Grávidas não podem fazer drenagem.

Mito! Elas podem e devem fazer o procedimento, uma vez que na gravidez a mulher retém muito líquido, aumentando o volume na região abdominal e, consequentemente, a pressão exercida sobre os grandes vasos nesta região.

Com a drenagem linfática, o líquido é drenado pelo sistema linfático através de movimentos lentos, suaves e realizados com pouca pressão. Com a eliminação do líquido acumulado, acontece uma regressão do edema (inchaço) e a gestante sentirá seu corpo mais leve, relaxado e terá suas eventuais dores aliviadas.

Além disso, a drenagem facial também é muito importante na gestação por fortalecer o sistema imunológico, apresentar ação descongestionante, reduzir inchaço, induzir ao relaxamento psíquico e sensação de bem-estar e conforto.

Falamos sobre esse e outros tratamentos especiais para gestantes, nesse artigo do blog.

9) Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo.

Mito! O uso de creme ou óleo vão depender do profissional ou do método utilizado, não sendo uma obrigação.

A drenagem não depende disso, pois a pessoa faz o processo manual e com equipamentos em alguns momentos e usar creme ou não é opcional.

10) Drenagem com aparelho oferece melhores resultados.

Mito! Tanto a técnica manual como a técnica com aparelhos

As duas têm bons resultados, pois ativam a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos tecidos, mas a manual é a mais recomendada.

Na manual, o profissional consegue observar com mais precisão as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas e, assim, trabalhar com mais precisão.

11) Drenagem mal-feita pode dar íngua.

Mito! A íngua só aparece por causa de processos inflamatórios ou infecciosos nos gânglios, não tendo nada a ver com um procedimento anterior.

12) Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM.

Verdade! Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual.

Ela atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, além de ajudar no controle da ansiedade, por ter um efeito relaxante.

13) Qualquer pessoa está apta para realizar o procedimento.

Mito! Não é verdade que qualquer pessoa pode realizar uma boa drenagem linfática, com movimentos certos, na sequência correta e da maneira correta para que os resultados sejam eficazes e positivos.

Somente profissionais devidamente capacitados como fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais com cursos técnicos na área podem fazer o procedimento.

Agora que você já sabe alguns mitos e verdades sobre drenagem linfática, é só aproveitar e começar a fazer o procedimento.

Que tal fazer sua drenagem linfática no Spa LongevityAgende agora mesmo sua avaliação com nossas profissionais e conquiste qualidade de vida:

 botao-entre-em-contato-spa-longevity

Comments are closed.